• Sequoia Imóveis

Como ter a garantia de fazer um BOM NEGÓCIO COMPRANDO NA PLANTA

Nesse post você irá conhecer todos os fatores que determinam o preço de imóveis na planta, aumentando muito as chances de valorização e as certezas de fazer um bom negócio.


Uma das dúvidas mais recorrentes que nossos clientes possuem sobre compra de imóveis é se a compra na planta é um bom negócio. Assim, resolvemos escrever este artigo para esclarecer alguns pontos importantes na hora de comprar seu imóvel na planta. Por que investir em imóveis na planta?


Existem muitos vídeos de pessoas do mercado financeiro falando sobre este assunto e o intuito desse post não é fazer comparações entre o mercado financeiro e o mercado imobiliário, mas vamos deixar algumas informações para você fazer um bom negócio quando escolher comprar um imóvel na planta.


Não estamos indicando você tirar o seu dinheiro de aplicações para aplicar em imóveis. Como em todo nosso cotidiano, tanto na parte financeira, quanto no investimento em negócios próprios, ou em imóveis, podem ser bons ou maus negócios. O que queremos passar é como ter a garantia de que você está fazendo realmente um bom negócio.


Para isso vamos usar dados estatísticos do grupo “Zap Viva Real” que recentemente divulgaram em uma de suas reportagens os fatores que contribuem na hora de estabelecer o preço do imóvel. O primeiro fator é a localização, que segundo esses dados, 25% do preço do imóvel é referente a sua localização. Por isso antes de investir em um imóvel na planta é muito importante pensar qual é o público alvo do imóvel em questão. A localização condiz com esse público alvo? Você precisa se colocar no lugar do público-alvo e ver se este é um lugar que você gostaria de morar.


Atualmente os lugares que têm maior valorização são aqueles que tem as zonas de influência de grandes Centros Comerciais como, shoppings e também centros estudantis, escolas e faculdades.


Além disso, a segurança corresponde por 15% do valor do imóvel. No país em que vivemos, a segurança é primordial, então, imóveis que tenham sistemas de segurança como portaria blindada, seguranças no local, ronda em bairros com câmeras. Tudo isso influencia na hora de constituir o preço do imóvel.


Outro fator que tem que ser considerado é a presença de elevadores. Hoje uma pessoa com restrições físicas ou idosa não se pode dar ao luxo de comprar um imóvel que não tenha total acessibilidade, que nesse estudo, contribui com 9% do preço do imóvel.


Outro componente importante é a posição solar. 7% do preço atribuímos a ela, se é face sol ou se é face sombra, se pega o sol da manhã nos quartos ou se pega o sol da tarde na sacada, na varanda gourmet. Portanto, a posição solar é um importante fator a se analisar quando for comprar na planta.


Existe uma oferta e demanda nos negócios imobiliários e geralmente quando o apartamento tem uma demanda maior ele gera uma valorização, assim, dependendo da posição de alguns empreendimentos você consegue ter mais de um desses fatores como o sol e até mesmo a vista do apartamento que corresponde a 4% do preço do imóvel. Juntos, a posição solar e a vista, fazem com que os imóveis tenham uma garantia maior de valorização do que outros Imóveis.


Por esses motivos, a maioria das pessoas preferem andares mais altos, que contribuiu com uma melhor vista.


Precisamos lembrar que outro componente na hora da escolha é a infraestrutura e a tecnologia, o que torna os prédios de acesso com biometria e tecnologias mais avançadas.

Os dados também mostram que 5% do preço do imóvel corresponde a presença de Varanda Gourmet. Notamos que a varanda Gourmet faz falta em alguns empreendimentos e a demanda pede que esse seja um acessório ao empreendimento.


Temos também os 15% do preço que corresponde a vaga na garagem. É necessário ver se a vaga possui cobertura ou se ela é dependente de outra vaga, ou seja, vagas em gavetas e quantas são. A quantidade de garagem nos apartamentos é diferente, até no mesmo empreendimento. O que mostra que esse é um fator que precisa ser estudado antes de se comprar um imóvel na planta.


Outros 10% do preço é referente à área comum e área de lazer. Atualmente o cliente, mesmo quando possui o título de um clube, acaba comprando um empreendimento com áreas de lazer generosas, porque eles querem ter a oportunidade de usá-las sem sair de casa.


Bom, além de todos esses fatores que influenciam no preço do imóvel temos mais um, muito importante, o histórico da construtora. Todos os fatores em conjunto, não vale de nada se a construtora possui atrasos na entrega, problemas de acabamento ou até mesmo já deixou de entregar alguma construção. Temos alguns casos assim no Brasil, então por isso, como em qualquer outro mercado é ideal conhecer o tipo de investimento que você quer fazer e principalmente, com quem você irá fazer essa negociação.


Para finalizar, através desses fatores conseguimos ter unidades nos mesmos empreendimentos que têm maior probabilidade de valorização ou menor probabilidade. Agora se começarmos a pegar unidades em vários empreendimentos, essa variação pode ser muito maior.


Por isso, é necessário um estudo a fundo, que pode ser feito por você mesmo ou um profissional da área com competência e preparo para te ajudar. Na Sequoia imobiliária possuímos profissionais capacitados para te ajudar na hora de comprar seu imóvel na planta e realizar o melhor negócio. Venhas nos conhecer!


Confira esse tema entre outros em nosso canal no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCCY95fEhiGPuvI_yTxubaFA

Av. Antonio Diederichsen, 694

Jardim América - Ribeirão Preto / SP

(16) 3878-0303

(16) 99215-6873

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

A Sequoia Negócios Imobiliários é uma empresa nova e cheia de energia, que chegou ao mercado imobiliário para ser diferente. 
Diferente pois se relaciona com seus clientes e parceiros de maneira amiga, ética e justa. 
Venha tomar um café conosco e conhecer esse novo jeito de fazer negócios.